terça-feira, 2 de junho de 2009

Marizete Moreira vence Maratona São Paulo 2009

Aconteceu no último domingo, 31 de maio, a 15ª edição da Maratona Internacional de São Paulo. O evento se consolidou como o maior do país, tendo a participação de 15 mil atletas.

15 mil pessoas nas ruas de São Paulo

No Masculino o queniano Elias Chelimo dominou a prova toda. Teve como “fiel escudeiro” o etíope Tola Ketema. Após a metade da prova Elias tentou puxar Tola, pedindo que ele corresse na sua frente, mas o etíope já mostrava sinais de cansaço e não conseguia mais acompanhar o colega. Os sinais de cansaço de Tola ficaram mais evidentes a partir do quilômetro 28, ocasião em que Elias o deixou para trás e passou a correr sozinho até cruzar a linha de chegada em 2h13min59. Enquanto isso, cerca de 500 metros atrás, Franck Caldeira e Giomar Pereira também corriam juntos, um puxando o outro como forma de incentivo, mas não conseguiam chegar nos estrangeiros. Franck, já desvencilhado de seu companheiro de equipe, também ultrapassou o etíope e cruzou em segundo com 2h17min53 para delírio da torcida local, que aplaudia e gritava seu nome. O terceiro colocado foi José do Nascimento Souza, seguindo por Giomar e pelo etíope Tola Ketema.
“Essa foi minha primeira prova no Brasil e gostei muito. Ainda tentei puxar o meu colega junto comigo, mas como ele não vinha resolvi apertar para tentar a vitória.”, afirma o campeão. “O tempo foi bom para correr, mas o vento contra atrapalhou um pouco”, completa o corredor de 27 anos.
Para Franck Caldeira, que não vinha apresentando resultados consistentes no último ano, a prova foi boa para recuperar o prestígio. “Correr em São Paulo é fantástico, eu tenho história aqui”, afirma o mineiro que já venceu a disputa em 2004. “Não cheguei a pensar no primeiro lugar, pois só um milagre me faria alcançar o queniano que tem 2h08 na maratona. Eu queria muito o pódio e foi uma vitória pessoal para aumentar a alto estima”.

Elias Chelimo - São Paulo 2009

Classificação Final Maratona Masculina:
1º - Elias Chelimo (QUE) – 2h13m59s
2º - Franck Caldeira (BRA) – Cruzeiro – 2h17m23s
3º - José do Nascimento Souza (BRA) – Facitec – 2h19m17s
4º - Giomar Pereira da Silva (BRA) – Cruzeiro – 2h21m36s
5º - Tola Ketema Nigusse (ETI) – 2h22m38s

Já no feminino a festa foi toda brasileira. Mesmo com um início forte da etíope Tolla Aberesh as brasileiros mantiveram o ritmo e fizeram as 4 primeiras colocações. Marizete Moreira atacou a etíope no km 19, onde a etíope tentou acompanha-la, mas não conseguiu. Enquanto Marizete abria cada vez mais, tendo apenas o vento contra como adversário, a etíope parecia ter chegado ao seu limite e ia perdendo posições para outras brasileiras.
Marizete chegou ao final da prova com fortes câimbras, mas mostrou muita garra e determinação. “Eu já fui vice duas vezes, terceira, quarta e quinta em outras edições, então a gente sempre almeja o primeiro. Graças a Deus chegou o dia”, comemora a campeã, que economizou um pouco até a passagem da meia. “A segunda parte desta prova é mais difícil, então como já sou ‘macaca velha’ aqui, deixei para aumentar o ritmo no final”, explica a competidora que sofreu com câimbras nas panturrilhas.

Franck Caldeira (E) e Marizete Moreira (D) - São Paulo 2009

Classificação Final Maratona Feminina:
1º - Marizete Moreira dos Santos (BRA) – Facitec – 2h42m24s
2º - Marizete de Paula Rezende (BRA) – Mizuno – 2h45m37s
3º - Marily dos Santos (BRA) – Mizuno – 2h46m27s
4º - Edielza Alves dos Santos (BRA) – Cruzeiro – 2h52m32s
5º - Tolla Aberash Tesfaye (ETI) – Fila – 2h54m09s

Nenhum comentário:

Postar um comentário