sábado, 20 de junho de 2009

Entrevista - Mozart dos Santos Júnior

O homem da foto abaixo tem uma história incrível! Atleta de provas de arremesso e velocidade, começou a correr provas longas "para ver até onde iria". Passados alguns anos, chegou a uma das corridas mais dificeis do planeta: em 2005 completou a Marathon des Sables no deserto do Saara. Lendo, parece maluquice, mas não é! Esse homem planejou e estruturou um grande projeto: o "Poeira Quente". Tudo feito com dedicação e amor. Após anos de competição, ainda tem gás para muita coisa. Quer saber mais?

Marathon the Sables 2005

Projeto Minuto - Nome completo e idade
Mozart dos Santos Júnior e tenho 52 anos

PM - Formação e profissão
Mozart
- Engenheiro Químico e no momento consultor em Gestão Empresarial

PM - Quando começou a correr
Mozart - De fato, comecei a treinar de forma competitiva com 7 anos e minha primeira competição foi aos 8 anos de idade. Na juventude, até os 17 anos, participei de inúmeras competições regionais no Paraná, nacionais e internacionais. Num determinado momento deste período, pratiquei e competi em arremessos, com resultados significativos no arremesso de dardo e em provas de velocidade - 100m e 200m. Obtive resultados adequados para ser chamado a seleção nacional para disputas de jogos sulamericanos em categoria menores, disputando provas de Hexatlo. Depois disso dediquei-me ao decatlo. No período da Universidade disputei apenas algumas provas nacionais de arremesso de dardo. Na própria universidade afastei-me um pouco das competições, mas comecei a treinar corridas de fundo - 5km e 10km - que naquela época ainda não eram praticadas na rua, mas para mim eram apenas treinos para manter a "forma".Nas maratonas iniciei já bem mais tarde, a uns 10/12 anos atrás e logo a seguir entrei no mundo das Ultramaratonas.

PM - Porque correr
Mozart
- No meu caso, além de sempre ter gostado mais de correr do que de nadar ou andar de bicicleta, a minha vida nos últimos 15 anos tem exigido viagens constantes pra várias cidades no Brasil. Não tenho como seguir um padrão de treinos em bicicleta ou de nado. Já pratiquei um pouco de natacao e andei muito de bicicleta, mas... a única coisa que cabe na mala, e onde for tenho horário é para o tênis no pé. Em todo lugar onde vou tem uma rua pra correr (rsrsrs)...

PM - Qual sua primeira participação em prova oficial
Mozart
- Foi numa prova de 10km, só pra experimentar e ver se aguentava. Mas tudo dentro de um planejamento para correr a São Silvestre daquele ano. A minha estréia de verdade foi na São Silvestre. No ano seguinte, corri uma maratona, no outro foram 12 maratonas e no seguinte já participei de 2 ultras, e daí não parei mais.

PM - Como é seu dia dia? treinos, trabalho
Mozart
– O período de trabalho é intenso e tenho estado nos meus clientes aproximadamente umas 10 horas por dia. Nos períodos de treino mais elevado, que são uns 5 a 6 meses no ano, treino pela manhã - levanto 4:30/5:00 horas da manhã, corro um pouco, mais ou menos uns 12km. No horário do almoço, mais uns 10/12 km. a noite mais uns 12km com um período de 1 hora de academia - musculação - 3 vezes por semana. Vou dormir lá por meia noite. Nos finais de semana, no sábado faço um treino longo de uns 45/50km e no domingo um treino de uns 25km, que é o meu dia de descanso...

Deserto do Saara - temperaturas até 55ºC e 7% umidade

PM - Qual foi seu maior desafio?
Mozart
- Todas as corridas que fiz foram especiais, pois para todas eu me dediquei, coloquei meus esforços, meus recursos, movimentei minha família. Claro que correr 247km no deserto do Saara na Marathon des Sables chama muita atenção, não só pelo desafio em si, mas também pelo nível de treino absurdo, o custo altíssimo do projeto, a busca dificílima de patrocínio, o "tirar do bolso" muita grana, tudo somado e depois da volta foram as várias palestras que fiz em empresas sobre o tema motivacional. Este foi um bom projeto

PM - Você tem alguns projetos interessantes como o Ultrarefeições...explique como surgiu essa ideia e no que consiste?
Mozart
- Como trabalho com planejamento estratégico de empresas, montei um plano de 3 anos “O Poeira Quente”, com uma série de desafios nas mais difíceis Ultramaratonas do planeta: Marathon des Sables (247km), Badwater (217km) e Desert Cup - Mali (160km). Entre os desafios, existiam etapas no Brasil, que consistiam em correr entre Curitiba e cidades, cumprindo uma "Ultrarefeição" ... entao corria e ia comer na casa de alguém da família. Fui correndo de Curitiba até Morretes (88km) para comer um Barreado, Curitiba a Balneário Camburiú (208 km) para tomar um café na casa da minha mãe e Curitiba a Guarapuava (245 km) para comer um churrasco na caso do sogro. Como costumo dizer, tava sem dinheiro, fui correndo,rsrsrs...

PM - Como foi participar da Marathon des Sables, no deserto do Saara
Mozart
- No Saara a gente corre sozinho, num trecho similar ao antigo trecho do Paris Dacar quando passava no deserto do Saara no Marrocos. Muita duna e muita areia, tempestades de areia, pegamos pelo menos três muito fortes. Temos que carregar toda a comida para 7 dias de deserto, sendo que se correm 6 etapas similares a um rali, tem tempo máximo pra cada etapa. A organização só fornece água, cerca de 1,5 litros a cada 10 ou 15 km e 3 litros no final da etapa. Isto quer dizer que nao se toma banho por 9 dias. Dorme-se no deserto mesmo, no chão de areia, pedra ou o que for...


PM - Você organiza algumas provas como a corrida 24 horas em pista. Conte como funciona e como surgiu a idéia?
Mozart
- Organizamos até o momento 3 Ultramaratonas em pista com 24 horas de duração - Ultramaratona Corrotododia 24 Hs - que é, sem dúvidas a melhor Ultramaratona da América Latina. Nela temos o que tem de melhor em organização em ultras do mundo, pra se ter idéia, nossa prova é transmitida pela Corrotododia TV, canal próprio pela internet, os corredores recebem em mãos emails de seus amigos do mundo todo durante a prova, e fomos a primeira ultra a oferecer e pagar prêmios elevados para os campeões

PM - Bate Pronto (respostas rápidas sobre as corridas)

Mehor corredor: Serge Gerard França, ultramaratonista, atravessou todos os continentes correndo - coisa de 4.000 a 13.000km, médias de 75 km por dia todos os dias

Melhor prova: Marathon des Sables

Um ídolo nas corridas: Serge Gerard

Um país: Marrocos

Maior alegria: Estar competindo

Maior decepção: Não as tive, tirei sempre uma lição de tudo que não saiu como planejado

Seus Patrocínios: Perfipar, Eurocerk

PM - Seu próximo objetivo?
Mozart
- 100 km da Argentina, 24 horas das Agulhas Negras, desafio Brasilia Pirinópolis 130km, Br 135 (217km), Badwater Ultramarathon (217km). Esses eventos começam em agosto deste ano e terminam em julho de 2010.

PM - Manda um recado para quem está começando no mundo das corridas e o que a corrida significa pra vc
Mozart
- Ao pessoal que está iniciando desejo que não desistam e para isto tenho duas dicas importantíssimas. Primeira: estabelecer metas pessoais e divulgar estas metas pros amigos, conhecidos; Segunda: manter em dia os exames médicos, preferencialmente anual.

Para quem quiser maiores informações o e-mail e site do Mozart são:
mozart@corrotododia.com.br e http://www.corrotododia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário