quinta-feira, 4 de junho de 2009

Entrevista - Raphael Bonatto

Esse sujeito da foto abaixo é uma grande figura. Sempre praticou esportes e iniciou no mundo das corridas ainda criança, mas o prazer e o gosto pelo futebol sempre falou mais alto. Aos 18 anos completou sua primeira Maratona em Curitiba. Sem nenhum tipo de treinamento específico, ficou duas semanas sem caminhar direito. Pegou gosto pelo esporte, nascendo então o atleta/corredor! Depois da Maratona, praticou também Triatlon, até que aos 27 anos estreou nas Ultramaratonas. Dois anos depois está classificado para uma das provas mais difíceis do mundo: Badwater!


Projeto Minuto - Seu nome e idade
Raphael Bonatto, tenho 29 anos

PM - Formação e profissão atual
Bonatto -
Sou formado em Educação Física pela UFPR, Pós graduado em Fisiologia do exercício. Hoje trabalho como Personal Trainer e sou Atleta de Ultramaratonas.

PM - Quando você começou a correr?
Bonatto -
Corro desde criança, iniciando na escola aos 7 anos de idade. Minha primeira Maratona foi em Curitiba em 1998. Nas Ultramaratonas estou desde 2007.

PM - Porque correr?
Bonatto -
Correr para mim significa uma sensação de liberdade, prazer e um grande e novo desafio a cada dia.

PM - Qual sua primeira participação em prova oficial?
Bonatto -
Em Maratonas foi a de Curitiba em 1998, mas em Ultramaratonas foi em agosto de 2007 na Ultramaratona 100km da Argentina. Fui campeão dos 50 e 100km na minha categoria (até 29 anos)


PM - Como é seu dia dia, rotina de treinos, trabalho?
Bonatto -
Acordo todos os dias 5:30h da manhã. As 6:30h já estou dando aulas de Personal Trainer onde fico até as 13:00h. A tarde e a noite realizo intensos treinamentos na Academia Cia. Athletica em Curitiba

PM - Como foi participar da BR-135 Brasil (Ultramaratona realizada na Serra da Mantiqueira com 217km de distância)?
Bonatto -
Foi com certeza a minha maior superação até hoje. Em 2008, quebrei um dedo do pé e não consegui completar os 217km. Este ano, além de superar a frustração completando a prova, ainda terminei entre os 10 primeiros colocados, com o tempo de 38h54min. Corri durante toda a prova e nas subidas mais íngremes optei por caminhar. Fiz uma parada estratégica no km 116 (metade da prova) para tomar banho e tirar um cochilo de 2 horas num ponto de apoio mais bem estruturado. Na parte de alimentação, é normal, optei por pizza, pão e carboidratos diversos, variando com a parte da suplementação, sais minerais, proteínas e gorduras. Nos acostumamos a sempre comer enquanto corremos.

PM - Como está sendo sua preparação para Badwater (Ultramaratona realizada no Vale da Morte - EUA)? Conte mais sobre a prova?
Bonatto -
A Badwater é a segunda etapa do mundial de ultramaratonas e acontece no Vale da Morte com temperaturas que podem atingir até 60ºC. Estou me preparando dentro de uma sauna super aquecida, além de muitos treinos de musculação e corrida.

PM - Qual o tipo e o volume de treinos que você realiza para preparar-se para um desafio desses?
Bonatto -
O Volume de treinos pode chegar a 150km por semana, variando um pouco. Os treinos são realizados em sauna seca com temperaturas entre 70°C e 80ºC, outros nos parques e ruas de Curitiba, com preferência para dias de intenso calor.

PM - Como é sua estrutura para esse evento?
Bonatto -
Vou com uma equipe de apoio de 3 pessoas (1 motorista, 1 pacer e 1 suporte técnico). Utilizarei 4 pares de tênis, roupas variadas, além de muita água e gelo.

Comrades - 2008

PM-Bate Pronto (respostas rápidas sobre as corridas)

Melhor corredor: Dean Karnazes e Walmir Nunes

Melhor prova: Comrades Marathon (África do Sul)

Um ídolo nas corridas: Gosto muito do Márcio Villar, Ultramaratonista brasileiro

Um país: Brasil

Maior alegria: Com toda certeza o nascimento de minha filha Giovana. Nas corridas, foi completar a Comrades Marathon dois anos consecutivos e recebe a medalha Back to Back, honra para poucos.

Maior decepção: Não concluir a Ultramaratona BR 135 no ano de 2008

Seus Patrocínios atuais: Academia Cia Athletic, Hospital Union, Prefeitura Municipal de Curitiba, Mili, Criança Segura.

PM - Gostaria de agradecer você por ter nos concedido essa pequena entrevista. Nosso espaço tenta aos poucos mostrar um pouco o fantástico mundo das corridas. Para finalizar manda um recado para quem está começando no mundo das corridas?
Bonatto -
Sinta o seu ritmo, não exagere no ínicio, procure profissionais capacitados que possam te dar a orientação correta. Uma vez que você pegar o sentimento pela corrida, irá criar o melhor vício que poderá ter na sua vida. Seja correndo 1km, 10km ou 100km.

Para quem deseja entrar em contato com o atleta
Raphael Bonatto (41) 9911-8709
bonatto@wtrainer.com.br

Para saber mais sobre os eventos citados
http://www.brazil135.com.br/
http://www.badwater.com/

4 comentários:

  1. Parabéns ao atleta....admiro muito a todos que tem essa força de vontade e persistência, até mesmo por ser eu um tremendo sedentário.
    Parabéns.....

    ResponderExcluir
  2. O Raphael Bonatto alem de grande atleta é uma pessoa fantastica, merece superar todos desafios e todo apoio para continuar nesse mundo que é o mais lindo a Ultramaratona, meus parabens é é um grande prazer para mim ser seu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei que depois de ed. física, você deveria ter feito jornalismo. Mas nunca é tarde. Ótima entrevista.

    ResponderExcluir
  4. meu sonho é ser uma maratonista ,...........parabéns .... da fran cordeiro.q Deus te abençoe

    ResponderExcluir