Hoje o assunto é Maratona!
Não raramente, ao conversar sobre Corrida de Rua, me deparo com a seguinte situação: pessoas que dizem que qualquer corrida é uma Maratona. A questão entra sempre em voga, pois creio eu, a palavra maratona personificar o que é uma corrida de rua. Maratona da Pampulha e Maratona de São Silvestre.
História - A Maratona é uma das mais antigas modalidades praticadas no mundo. Diz a lenda grega, que a modalidade surgiu no sacrifício de um herói. O grego Pheidíppides percorreu 40 quilômetros entre as cidades de Maratona e Atenas, ambas na Grécia, para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 a.c. Ao concluir o duro percurso, o soldado anunciou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha) e depois morreu.
Apesar de imprecisa, essa é a história mais romântica que ilustra a origem da Maratona. Nos Jogos Olímpicos de 1896 a modalidade obteve reconhecimento. Na época o seu percurso tinha 40 quilômetros, diferente da marca atual: 42,195km.

Esse acréscimo de 2,195km aconteceu no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. A família real exigiu que a Maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, assim eles poderiam assistir à prova. Com a mudança, o percurso, que já estava definido, ganhou alguns quilômetros extras e até hoje quando se disputa uma Maratona, os participantes percorrem 42,195km.
Atualmente, o recorde mundial pertence ao etíope Haile Gebrselassie, que no dia 28 de Setembro de 2008, na Maratona de Berlim, estabeleceu o tempo de 2h 03m 59s. Apenas um brasileiros já obteve esse recorde e foi Ronaldo da Costa em 1998, também em Berlim, com 2h 06m 05s.

Haile Gebrselassie - Berlim 2008
No feminino o recorde pertence a britânica Paula Radcliffe que venceu a Maratona de Londres em 13 de abril de 2003 com o impressionante tempo de 2h 15m 25s, 3 minutos abaixo do antigo recorde, da etíope Catherine Ndereba 2h 18m 47s.
Paula Radcliffe - Londres 2003
No Brasil atualmente temos apenas seis Maratonas: Florianópolis (19 de abril), Porto Alegre (24 de maio), São Paulo (31 de maio), Rio de Janeiro (28 de junho), Foz do Iguaçu (27 de setembro) e Curitiba (22 de novembro).
Temos também a opção de Maratona de Revezamento, que cobrem a distância de 42.195m, mas são percorridas por equipes, onde cada atleta da equipe fica responsável por correr determinado número de km. Essa idéia de correr em equipe está crescendo muito e algumas empresas encontram nessa alternativa uma forma de motivar e unir seus colaboradores em torno de uma prática saudável. Para quem não consegue percorrer todo o trajeto sozinho, dividir o trajeto com amigos ou fmailiares também parece ser uma grande e divertida opção.
No Brasil a maior é a Maratona de Revezamento Pão de Açucar, que em São Paulo atingiu sua 16ª edição e reuniu nesse ano mais de 30 mil atletas. Temos o Ayrton Senna Racing Day, prova de revezamento realizada no autódrogo Internacional de Interlagos, onde ocorre o GP Brasil de Fórmula 1.
Em Santa Catarina teremos em julho a 3ª edição da Maratona de Revezamento Beto Carreiro. Essa será realizada dentro do parque temático Beto Carreiro no balneário de Penha. Estarei participando dessa prova com meus amigos do Sesi estadual. Em outra oportunidade estarei divulgado mais esse evento.
Com esse pequeno histórico concluimos: Maratona é uma prova de 42.195m! Qualquer outra prova que fuja desse número, não pode ser classificada como Maratona.
“Se você quiser vencer algo, corra 100 metros. Se quiser experimentar uma nova vida, corra a Maratona.” (Emil Zatopek)
http://www.webrun.com.br/corridasderua/conteudo/noticias/index/id/7566
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maratona
http://www.revistacontrarelogio.com.br/materias/?6%20opções%20no%20Brasil%20para%20os%2042,2%20km.357